Friday, July 29, 2016

Um retrato da musicalidade brasileira

AQUILES RIQUE REIS

O paulistano Toninho Ferragutti lançou A gata Café (Borandá), seu décimo álbum. Compositor, arranjador e um de nossos maiores acordeonistas, ele e seu instrumento se juntaram a outros quatro músicos para criar o Toninho Ferragutti Quinteto: Cássio Ferreira (sax), Vinícius Gomes (guitarra e violão), Thiago do Espirito Santos (baixo) e Cléber Almeida (bateria).

Partindo da formação instrumental do grupo e das dez músicas escolhidas para compor o novo disco, todas de sua autoria, Ferragutti definiu a estética musical que imprimiria nos arranjos (todos dele) e no modo de tocá-los. O resultado, então, foi uma sonoridade brasileira enriquecida em sua diversidade rítmica e melódica, inspirada no jazz e em suas raízes negras, sua harmonia e seu swing.
Os temas do CD são ricos em melodias e em levadas. Isso graças a arranjos generosos, seja em compassos para improvisos e uníssonos, seja nos duos de Toninho (acordeom) e Cássio (sax), ou de Vinícius (guitarra) e Thiago (baixo) – todos apoiados pelo pulso de Cléber (bateria), o que resulta num som brasileiro de qualidade.

O gênero diverso das composições de Ferragutti permite aos instrumentistas, de acordo com suas próprias concepções, revelarem o que está nas partituras à sua frente: todos muito inventivos, com uma virtuose expandida por sua jovialidade. A sonoridade resultante é fruto da arregimentação inicial concebida por Ferragutti e, principalmente, de seus arranjos e de seu instrumento.

Em algumas de suas regiões sonoras, o acordeom tem grande proximidade e afinidade com o som do sax, quando este se vale de sons médios da escala. Se cada duo dos dois instrumentos já resulta num encantamento, este só aumenta quando eles tocam o frevo “Bipolar”, que soa como um naipe de sopros frevando numa ladeira de Olinda. É, repito, a formação instrumental do quinteto, bem utilizada nos arranjos, que nos permite pressentir essas “viagens” sensoriais.

Outro exemplo? Quando a guitarra e o sax tocam em uníssono no início de “Santa Gafieira”, seguido de um improviso supimpa do acordeom, quase dá para sentir o cheiro de tabaco e álcool rescendendo do salão, onde os pares rodopiam.

Mais um? Em “Cortejo do Rio do Peixe”, diante de um solo da guitarra, com acordeom e baixo triscando as notas, podemos fantasiar o ruído dos passos numa rua qualquer do interior.

Outro? “Beduína”, quando Cléber (bateria), com viradas e levadas ligeiras, e o acordeom entoando a melodia nos permitem sentir que estamos num imaginável oásis, em meio a um desértico areal.

E mais outro? “Egberto”, quando Toninho Ferragutti resfolega no acordeom, tornando contagiante a pegada nordestina e fazendo-nos imaginar um bailão sob o luar do sertão, com os casais calçando suas alpercatas de couro e levantando poeira do chão.

Toninho Ferragutti, compositor contemporâneo, é um acordeonista que estabeleceu um retrato de rara beleza da musicalidade brasileira.


Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4
Informações: www.boranda.com.br

__
De JORNAL DE BRASÍLIA, 28/07/2016


No comments:

Post a Comment